Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Ransomware : Tudo o que você precisa saber sobre esse crime digital.

Publicado por Romero Filho
há 4 anos

Inicialmente, urge ressaltar que o ransomware é um Cavalo de Troia elaborado com o objetivo final de extorquir dinheiro de terceiros.

O ransomware pode agir no computador da vítima de duas formas:

  • 1) bloqueando o seu acesso ao sistema e impedindo que o computador funcione;
  • 2) criptografando os dados armazenados e com isso impedindo que ela veja os dados, os arquivos e as informações armazenadas no seu próprio computador.

Cumpre registrar que as duas formas mais comuns do ransomware chegar ao seu computador são:

  • 1) acessando sites maliciosos;
  • 2) e-mails de phishing, que são e-mails que tem o objetivo de conseguir dados e informações pessoais importantes através de mensagens falsas.

Nesse sentido, insta salientar que quando o ransomware é instalado no computador da vítima, o hacker responsável pelo programa deixa uma mensagem de resgate exigindo um pagamento para descriptografar arquivos ou restaurar o sistema.

Dessa forma, a única opção da vítima será o pagamento do resgate se quiser ter os dados, os arquivos e as informações presentes no seu computador de volta.

É importante destacar que o ransomware pode atacar tanto computadores pessoais quanto computadores utilizados por empresas, fazendo com que o hacker responsável pelo ataque tenha acesso a todos os dados e informações importantes de uma empresa, causando prejuízos imensuráveis.

Por fim, além da responsabilidade penal cabível, caso o hacker responsável pelo ransomware seja descoberto, a vítima poderá pleitear indenização pelos danos que sofreu.

Espero que tenham gostado e até a próxima!


  • Sobre o autorRomero Filho, Advogado e Consultor Jurídico.
  • Publicações12
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ransomware-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-crime-digital/782513338

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)